Quais são as doenças mais comuns no inverno?

Gripe não é a única enfermidade da lista.

Compartilhe

Foto: Divulgação/Pexels.

No inverno, a temperatura não é a única coisa que costuma despencar. Nessa época do ano, muitas pessoas sofrem com a queda da imunidade e ficam suscetíveis a contraírem doenças como resfriado, gripe, asma brônquica e até mesmo pneumonia. No post de hoje, vamos entender um pouco mais sobre essas enfermidades e descobrir como agir para evitar que elas surjam.

Resfriado

Muita gente acredita que resfriado é sinônimo de gripe, mas acontece que não é bem por aí. Quem é acometido pela doença pode apresentar sintomas como coriza, congestão nasal, dor de garganta e espirros por um período de aproximadamente uma semana. Apesar de incômoda, a condição não é grave e não costuma evoluir para quadros mais sérios.

Gripe

Febre, mal-estar e tosse seca: essa é a tríade de sintomas da gripe, enfermidade viral que leva muita gente ao médico durante o inverno. A condição, que costuma perdurar por mais de uma semana, afeta, principalmente, pessoas do “grupo de risco”, como crianças, idosos, mulheres grávidas e portadores de doenças crônicas. Se não tratada adequadamente, pode evoluir para pneumonia, por exemplo.

Asma brônquica

A asma brônquica caracteriza-se por uma inflamação dos brônquios, as passagens que levam ar para os pulmões. Pessoas com a doença podem apresentar tosse, falta de ar e chiado no peito, com os sintomas piorando à noite e com a realização de atividades físicas. As alergias que surgem no decorrer do outono e do inverno são uma das causas da enfermidade.

Pneumonia

Como dissemos anteriormente, a pneumonia pode ser resultado de uma gripe mal curada, visto que as infecções virais provocam a queda da imunidade e tornam o corpo mais suscetível à invasão de agentes oportunistas. Tosse com secreção, febre alta, calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração são sintomas típicos da doença, cujo diagnóstico é realizado por meio de exame clínico, auscultação dos pulmões e radiografias de tórax.

O que fazer para evitar o surgimento dessas doenças?

Para evitar o surgimento das doenças listadas acima, você pode adotar medidas como:

Lavar as mãos regularmente e desinfetar as superfícies comumente mais tocadas;

Manter, além de uma alimentação saudável, uma rotina de sono e exercícios físicos adequada;

Fazer a vacina contra a gripe;

Restringir o contato com amigos e familiares doentes;

Proteger-se da exposição à fumaça de cigarro;

Utilizar medicamentos antialérgicos recomendados por um médico.

Gostou deste conteúdo e deseja receber mais dicas de saúde e bem-estar? Então aproveite para seguir nossa página no Instagram: @saude.univates.

Por: Lais Pontin Matos

Compartilhe